Posted by : Unknown sexta-feira, 16 de dezembro de 2016


Atividades físicas são muito bem-vindas nas diferentes fases do desenvolvimento infantil. Além de afastar o risco de obesidade, estimulam a coordenação motora e ajudam no desenvolvimento intelectual da criança. Mas quais os exercícios e esportes mais indicados para cada idade?

O ortopedista Adalto Lima, chefe dos serviços de ortopedia e traumatologia do Hospital Badin e do Hospital Israelita Albert Sabin, explica que antes de iniciar a prática de um esporte, as crianças devem passar por avaliação profissional. "Na infância, a prática de esportes e exercícios físicos sem orientação pode desencadear distúrbios nos tendões, ossos ou músculos, influenciando no crescimento e desenvolvimento da criança", explica o médico.

A seguir, confira os exercícios mais indicados para cada faixa etária:

  • Até 5 anos

    Carlos Dalvi, coordenador de atividades físicas infantis da academia Bodytech, explica que nessa fase os exercícios devem ser mais lúdicos. "Quanto mais naturais os movimentos nesse período, melhor. Correr, pular corda e dar cambalhota são atividades inseridas nas brincadeiras. A natação pode ser uma escolha desde os primeiros meses, já que aproxima o bebê da sensação que tinha quando estava no útero".
    Atividades mais indicadas para essa faixa etária:
    Natação
    Ginástica artística
    Balê
    Judô
    Bicicleta (com ou sem rodinhas)
    Atletismo
    Tae Kwon Do
  • De 6 a 11 anos

    Carlos Davi explica que, até os 6 anos, os esportes com bola não são recomendados. "Antes dessa idade, a criança ainda não está com todas as funções motoras formadas. A partir dos 6 anos, a estruturação espacial e corporal já permite que ela pegue a bola e arremesse de volta. Ou seja, matricular uma criança de 4 ou 5 anos na escolinha de futebol não faz muito sentido", diz o professor de educação física. Atividades complexas, como vela e remo, também já podem ser praticadas nessa fase.
    Os esportes indicados para essa faixa etária:
    Futebol
    Futsal
    Vôlei
    Basquete
    Handebol
    Tênis
    Hóquei
    Vela
    Remo
    Yoga
  • De 12 a 15 anos

    De acordo com Carlos Davi, "as crianças desenvolvem equilíbrio, força e destreza, a partir dos 12 anos. É o momento ideal para iniciar competições de diferentes atividades esportivas, que promovem a integração social. A musculação também é indicada, mas, como é uma atividade solitária, deve estar aliada a esportes coletivos". O ortopedista Adalto Lima diz que "estudos constataram que a musculação e os exercícios em série com pesos não causam prejuízo para a criança, desde que haja avaliação individual e que a série de exercícios não sobrecarregue tendões e ossos".
    As atividades indicadas para a faixa etária:
    Alongamento
    Musculação
    Jumping
    Boxe
    Hip Hop
    Competições de esportes coletivos, como basquete e vôlei
  • A partir de 16 anos

    A partir dessa fase, Carlos Davi explica que é possível diversificar as opções, incluindo aulas coletivas em academias. "O mais importante é oferecer atividades que ajudam a desenvolver a coordenação motora como um todo, deixando que o adolescente escolha a que mais lhe agrada", explica o professor.
    Atividades indicadas nessa faixa etária:
    Exercícios em suspensão, que combinam roldanas e cordas fixadas ao teto da sala para elevar o corpo, utilizando o próprio peso para a execução dos movimentos
    Ginástica localizada
    Running
    Bicicleta indoor
    Pilates

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments